Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Parlamentar registrou que os dados do orçamento aprovado para 2026 indicam um cenário preocupante
Pré-candidato a vice-governador na chapa de Allyson Bezerra (União) — por indicação do MDB —, o deputado estadual Hermano Morais defendeu nesta quarta-feira 4 um novo modelo de gestão para o Estado, capaz de enfrentar o déficit fiscal e retomar a capacidade de investimento do governo. Para ele, embora o atual governo tenha registrado avanços, faltou equilíbrio entre receita e despesa.
O parlamentar registrou que os dados do orçamento aprovado para 2026 indicam um cenário preocupante. “Já está muito clara a situação de um déficit fiscal e financeiro do Estado, que vai exigir exatamente uma atitude nova, um governo com a visão mais adequada de forma a reequilibrar as contas públicas”, disse o deputado em entrevista ao programa CBN em Foco, da rádio CBN Natal. Ele defendeu medidas que permitam garantir recursos próprios para investimentos, hoje, segundo suas palavras, “resumidos a praticamente nada”.
Hermano destacou que o reequilíbrio fiscal deve caminhar junto com uma agenda de desenvolvimento econômico. Para isso, apontou a necessidade de investimentos em logística, infraestrutura rodoviária e modernização administrativa. “Tem que continuar o trabalho iniciado de recuperação das estradas do Rio Grande do Norte. Tem muitas outras ainda que estão na situação difícil”, afirmou. Também defendeu mudanças na área ambiental, com foco na eficiência do licenciamento. “Em que pese o trabalho do atual gestor do Idema, que vem fazendo esse esforço, mas precisamos melhorar mais, porque o Rio Grande do Norte potencialmente é muito rico”, disse, ao citar o órgão do Estado que licencia empreendimentos.
O deputado elencou ainda as potencialidades econômicas do Estado como base de um projeto desenvolvimentista. “É um Estado que tem energia sobrando, energia eólica, solar crescendo também, energia fóssil a partir do gás e do petróleo, que tem minério agora, uma produção de ouro muito grande”, afirmou. Além disso, ressaltou o turismo como vetor estratégico. “Nós temos mais de 400 quilômetros de praia, que podem ser ainda melhor aproveitados, atraindo investimentos, gerando emprego e renda para a nossa população”.
Na avaliação de Hermano, a próxima gestão precisará adotar uma visão moderna e integrada para transformar essas potencialidades em resultados concretos nas áreas social e econômica. Ele citou, como exemplo, as articulações iniciais para a elaboração de um programa de governo no campo de oposição ao atual Executivo.
“Ele (o pré-candidato Allyson Bezerra) está trabalhando nessa linha de construir um programa de governo moderno, inteligente e atualizado com essa visão desenvolvimentista voltada para o melhor aproveitamento do potencial do Rio Grande do Norte”, afirmou, ao comentar diálogos com aliados políticos.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários