Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Homenagem marcou o encerramento do “Agosto Lilás” e contou com apresentação de dados sobre violência contra a mulher no Brasil

A Câmara Municipal de Natal realizou nesta segunda-feira 25 uma solenidade em alusão à campanha “Agosto Lilás”, que marca o combate à violência contra a mulher. Durante a sessão, personalidades que atuam na defesa da causa receberam a Comenda Maria da Penha, criada para reconhecer trabalhos em prol da proteção feminina.
O presidente da Casa, vereador Eriko Jácome (PP), afirmou que a violência contra a mulher deve ser combatida o ano todo.
“A Câmara promove ações não só durante o mês de agosto, mas entende que a violência tem que ser combatida durante todo o ano. Encerrar o Agosto Lilás com a homenagem a pessoas que simbolizam esse enfrentamento reforça o compromisso do Legislativo”, disse.
Na solenidade, foram apresentados dados do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, referentes a 2024. O levantamento aponta que 1.492 mulheres foram vítimas de feminicídio no país, um aumento de 0,7% em relação ao ano anterior.
O relatório também mostra que uma mulher foi estuprada a cada seis minutos no Brasil e que uma em cada cinco medidas protetivas foi descumprida. A maioria das violências ocorre dentro de casa, praticada pelo companheiro ou ex-companheiro, e as principais vítimas são mulheres negras e heterossexuais. O Disque 180 recebeu 86 mil denúncias no período.
Juliana Soares, de 35 anos, foi uma das homenageadas. Ela sobreviveu a um ataque em que recebeu 61 socos do ex-namorado dentro de um elevador. “Tão importante quanto denunciar é ter a quem recorrer. Uma mulher sem suporte encontra muito mais dificuldade para sair disso”, afirmou.
A secretária adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres de Natal, Midy Avelino, também recebeu a comenda e afirmou que instituições devem assumir responsabilidade no combate à violência de gênero.
“É algo que vivemos diariamente. Apesar dos esforços, a intensidade dos casos ainda cresce. Que o combate aconteça todos os meses”, disse.
A sessão reuniu vereadores, secretários municipais, deputadas e representantes de entidades que atuam na defesa e proteção das mulheres.
Fonte: Agora RN
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários