Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
O prefeito Antônio Henrique, de Ceará-Mirim, agradeceu em nome da comitiva de prefeitos

O Rio Grande do Norte ganhará um novo Batalhão de Polícia Militar (BPM), que será sediado na cidade de Ceará-Mirim, e vai atender cidades do Leste Potiguar e do Mato Grande. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (8), em reunião da governadora Fátima Bezerra com prefeitos de seis municípios dessas regiões.
Com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco Araújo, e da delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, os prefeitos de Ceará-Mirim, Ielmo Marinho, Maxaranguape, Pureza, Rio do Fogo e Taipu trouxeram suas preocupações com a segurança nos municípios.
Após transmitirem todas as preocupações e demandas para o Governo do Estado, os representantes municipais ouviram da governadora Fátima uma mensagem de solidariedade e de parceria. Ela explicou os avanços que já foram feitos na região, e destacou que entende a necessidade de ampliar as ações de segurança.
“Hoje, nós temos 148 policiais militares e 12 viaturas compondo o efetivo dessa região. Comparando com o efetivo que tínhamos antes, houve realmente um incremento, mas se faz necessário aumentar mais esse efetivo, que é o que vocês estão pleiteando aqui”, disse a governadora Fátima Bezerra.
“Tudo isso só foi possível graças aos esforços que temos feito, como os nove concursos na área da segurança em seis anos”, informou Fátima. Desses concursos, cinco foram só na Polícia Militar, o que resultou na nomeação de mais de 2.400 novos militares.
O resultado desse investimento também foi apresentado no encontro. “Nós conseguimos resultados positivos com isso. Na série histórica de crimes violentos, os chamados homicídios, em Ceará-Mirim, vemos que de 2011 a 2017 chegamos a 142 mortes naquela cidade. Agora, em 2025, estamos com quatro homicídios registrados, pontuou a governadora, citando dados do Fórum Nacional de Segurança Pública.
Vendo os resultados positivos, mas ainda a necessidade de seguir investindo na segurança, a governadora Fátima fez um importante anúncio para o grupo de gestores: “vai ter um batalhão em Ceará-Mirim”. Ela defende que se o trabalho dá resultado, é necessário avançar cada vez mais.
“Essas razões que os senhores colocaram aqui, para solicitar a implantação de um batalhão em Ceará-Mirim, são por demais pertinentes. Com isso vamos fortalecer as ações de segurança não só em Ceará-Mirim, mas também em Taipu, Maxaranguape, Pureza, e todas as cidades da região”, destacou a governadora.
O decreto criando o novo batalhão - o 17º na organização da Polícia Militar no Estado -, já está sendo preparado e deve ser publicado no Diário Oficial até a próxima semana.
O secretário de Segurança, Coronel Araújo, adiantou quais as próximas diligências a serem tomadas emrelação à instalação do novo BPM. “A partir de segunda-feira vamos montar, junto com o Coronel Pessoa, secretário de segurança de Ceará-Mirim, a estrutura do batalhão, o desenho da alocação das companhias nas cidades. Temos 370 policiais fazendo curso de formação, e assim que eles se formarem, uma parte vai ser alocada para atender a esse batalhão e demais cidades”, explicou Araújo.
Atendendo também a um pedido do grupo de prefeitos, o Governo do RN vai adotar, enquanto não se institui o novo batalhão, medidas de reforço do policiamento na região através de diárias operacionais. A demanda foi prontamente atendida pela governadora Fátima Bezerra.
A delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, destacou os avanços da instituição na região. Citando os dados apresentados pela governadora, ela destaca que dos quatro homicídios registrados em Ceará-Mirim, três já foram elucidados. “Eu faço muita questão de dizer porque não é falácia, não é conversa. Isso está nos inquéritos, são processos. Esse é um dado muito importante, e faço questão de dizer isso pois tenho muito orgulho das equipes de trabalho”, disse a delegada.
“Quero tranquilizar vossas excelências, enquanto autoridades que gerenciam os municípios. A região do Mato Grande não tinha, mas hoje tem um núcleo de investigação qualificada (NIQ). E o nosso modelo de investigação qualificada e inteligência é modelo, está sendo replicado, e vai ser discutido no Conselho Nacional dos Chefes de Polícia que acontecerá em Fortaleza”, completou Ana Cláudia Saraiva.
O prefeito Antônio Henrique, de Ceará-Mirim, agradeceu em nome da comitiva de prefeitos, a sensibilidade do Estado em atender as demandas do povo do Mato Grande. “O mais importante daqui é que conseguimos alcançar o pleito que a gente trouxe. Então, quero só agradecer ao Governo do Estado pelo atendimento às nossas demandas, e pela sensibilidade em aumentar o efetivo para que a segurança chegue muito mais forte para a nossa população”, disse Antônio Henrique.
Além das autoridades já nominadas, estiveram presentes na reunião o Secretário de Governo e Relações Institucionais, Adriano Gadelha; os prefeitos Márcio Luiz “Cici” Pereira (Rio do Fogo), Ricardo Brito (Pureza), Fernando Batista Damasceno (Ielmo Marinho), Professora Nira Freitas (Maxaranguape) e Ariosvaldo Bandeira “Louvado” Júnior (Taipu). O prefeito de Nísia Floresta e presidente da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (Amlap) também esteve presente endossando o pleito.
Também participaram seis vereadores do município de Ceará-Mirim: Zélia Santos, Professora Erineide, Professora Elizete, Sueli Coutinho, Cristina Severo, Bruno César, e Marcone Barbosa (presidente da Câmara). Coronel Pessoa, secretário de segurança de Ceará-Mirim, e Júlio César, ex-prefeito da mesma cidade, também acompanharam a reunião.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários