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Secretário de Fazenda diz que estratégia é manter coerência, transparência e realismo para reverter impopularidade

Com uma rejeição que beira os 60% entre o eleitorado, o governo Fátima Bezerra aposta na força da comunicação institucional e no cronograma de entregas programadas para 2025 como estratégia para reverter sua imagem junto à opinião pública. O secretário estadual da Fazenda e pré-candidato do PT ao Governo do Estado, Cadu Xavier, destaca que a atual impopularidade é reflexo de uma expectativa elevada após a reeleição da governadora Fátima (PT) e a vitória do presidente Lula (PT), e que será corrigida com resultados concretos nos próximos meses.
Cadu afirmou que as grandes obras e programas do governo federal e estadual vão chegar ao cotidiano da população a partir deste ano. Citou, entre elas, a barragem de Oiticica, a duplicação da BR-304, a transposição do São Francisco, o novo Minha Casa Minha Vida e o maior programa de recuperação de estradas da história recente do RN. “As entregas estão começando agora no ano de 2025. Elas vão se intensificar. Acredito que essa desaprovação momentânea será revertida com o tempo”, disse, em entrevista à 96 FM.
Durante a entrevista, Cadu foi provocado sobre a eficácia da comunicação do Governo. O apresentador Bruno Giovanni disse que o Governo é o maior anunciante do Estado e está presente em praticamente todos os veículos. BG, como é conhecido o apresentador, saiu em defesa da atuação institucional. “Se tem uma outra coisa boa nesse governo é a comunicação. E aqui eu não estou elogiando o meu amigo Daniel Cabral, estou elogiando o profissional que comanda a comunicação, que faz mágica”, afirmou o comunicador. Cadu concordou com a avaliação e atribuiu à comunicação o papel de garantir que as entregas em curso sejam compreendidas pela população. “Essa turma que tem um anseio de falar mal vai ter que reconhecer quando a ordem de serviço da duplicação da BR-304 for assinada”, declarou.
Para o secretário de Fazenda, a estratégia é manter coerência, transparência e realismo. Disse que não fará promessas populistas nem tentará esconder os problemas enfrentados pelo governo. A linha adotada, segundo ele, será a de explicar os desafios, mostrar os avanços e apostar na capacidade de investimento como eixo central de sua eventual candidatura. “Não é populismo, não é sensacionalismo. É realismo. Basta olhar para trás”, concluiu.
Cadu elogia atuação de Daniel Cabral na comunicação institucional
Mesmo diante de uma onda de críticas à gestão estadual, o secretário da Fazenda do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier, fez questão de reconhecer a atuação da comunicação institucional como um dos pontos fortes do governo Fátima Bezerra. Durante entrevista à 96 FM, ele concordou com a avaliação do apresentador Bruno Giovanni, que elogiou diretamente o trabalho de Daniel Cabral à frente da comunicação do Estado.
A menção ao nome de Daniel Cabral foi recebida como símbolo de uma estratégia bem executada dentro do governo. Mesmo sem tratar longamente do tema, Cadu reforçou que a comunicação cumpre sua função e que tem sido coerente com a conduta que ele próprio pretende adotar como pré-candidato ao governo: “Não estou aqui para mentir, nem como secretário, nem como pré-candidato. É preciso falar a verdade, mesmo que seja difícil”.
A referência espontânea ao trabalho de comunicação, num contexto de sabatina sobre as falhas e acertos da gestão estadual, mostra que o governo pretende usar o aparato institucional não apenas como meio de divulgação, mas como instrumento de convencimento e disputa de narrativa. Para Cadu, o caminho passa por mostrar coerência entre discurso e entrega.
E, até aqui, diz ele, a comunicação tem ajudado a pavimentar esse percurso.
Fonte : Agora RN
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