Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
De acordo com a gestão municipal, mais de 50 trabalhadores atuam na capinação, varrição, retirada de resíduos e limpeza geral da área
A lagoa de captação do Jardim Primavera, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal, voltou ao nível normal durante o Carnaval, após ter transbordado nas últimas chuvas. A água que estava acumulada no loteamento foi escoada e seguiu pela rede de drenagem, que foi desobstruída.
Agora, funcionários da Prefeitura do Natal trabalham em um mutirão de limpeza para que os moradores retornem às suas casas. De acordo com a gestão municipal, mais de 50 trabalhadores atuam na capinação, varrição, retirada de resíduos e limpeza geral da área. Participam do mutirão funcionários da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).
Segundo a Prefeitura, o transbordamento da lagoa e a lentidão no escoamento da água ocorreram por causa da abertura de uma cratera na Rua José Luiz da Silva, em agosto de 2025. A tubulação de drenagem passa pelo local. Com a abertura da cratera, o sistema ficou obstruído, e a água acabou acumulada nas imediações da lagoa do Jardim Primavera após as últimas chuvas.
Durante o Carnaval, a Prefeitura conseguiu desobstruir a tubulação danificada, possibilitando que a água da lagoa escoasse e retomasse seu fluxo normal. O serviço contou com a utilização de caminhões de hidrojato e sucção, permitindo maior vazão da água represada e garantindo mais eficiência no escoamento. Antes disso, foram instaladas duas bombas e tubulações provisórias para dar destino à água.
De acordo com a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Nina Souza, foram escoados mais de 125 milhões de litros de água da região. “Graças a Deus, as casas já estão secas. Estamos entrando agora com suporte complementar, com kits de limpeza. A Urbana está fazendo a limpeza, a Defesa Civil está fazendo as visitas, para que nós possamos dar os passos seguintes para minimizar o sofrimento dessas pessoas”, afirmou.
Já Shirley Cavalcanti, secretária de Infraestrutura, declarou: “Conseguimos reduzir significativamente o nível da água com as ações emergenciais e restabelecer o tráfego nas vias do entorno. Nosso compromisso é garantir infraestrutura de qualidade e mais tranquilidade para os moradores da Zona Norte”.
O sistema de drenagem da região está sendo reconstruído a partir de uma contratação emergencial. O cronograma prevê conclusão das obras até o fim de abril. O investimento da Prefeitura é de R$ 1,2 milhão. A secretária de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, afirmou que a obra teve prazo elástico porque a tubulação estava bastante danificada a 9 metros de profundidade.
Fonte : Agora RN
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários