Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Projeto será enviado à Câmara para isentar 160 famílias em 2026 até conclusão da obra na cratera José Lúcia Silva
O prefeito de Natal, Paulinho Freire, anunciou que a Prefeitura vai enviar à Câmara Municipal um projeto para isentar do IPTU, em 2026, as famílias atingidas por alagamento no Jardim Primavera.
Segundo o prefeito, a medida vai beneficiar 160 famílias. A declaração foi dada pelo prefeito Paulinho Freire em entrevista à Inter TV RN.
“Eu assumi a prefeitura agora, há um ano. Então, desse ano, nós vamos mandar para a Câmara Municipal um projeto para isentar as pessoas que estão no períetro, que foram atingidas, essas 160 famílias, elas, em 2026, elas não vão pagar o IPTU até que a obra fique pronta. Se a obra ficar pronta em abril, ano que vem elas passam a pagar novamente”, afirmou.
Entenda a situação
O Jardim Primavera permanece alagado desde a semana passada, após o transbordamento da lagoa de captação durante as chuvas. A Prefeitura instalou duas bombas para escoar a água, além de tubulações provisórias para criar um caminho alternativo.
A gestão municipal informou que o transbordamento e a lentidão no escoamento ocorreram por causa da abertura de uma cratera na Rua José Luiz da Silva, em agosto de 2025, que obstruiu a tubulação de drenagem. A reconstrução do sistema está em andamento por contratação emergencial, com previsão de conclusão até o fim de abril e investimento de R$ 1,2 milhão.
Se não fossem a cratera e a danificação do sistema de drenagem, o escoamento da água teria ocorrido por gravidade e rapidamente, sem a necessidade de bombas, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Era assim que a lagoa funcionava antes da cratera aberta em agosto.
O sistema de drenagem da região está sendo reconstruído a partir de uma contratação emergencial. O cronograma prevê conclusão das obras até o fim de abril. O investimento da Prefeitura é de R$ 1,2 milhão.
Fonte: G1/rn
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários