Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.
Ainda voltada à saúde está a Lei nº 12.409/2025 que garante direito à informação no tratamento do câncer, determinando que hospitai

Quatro novas leis de autoria da deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) foram sancionadas neste mês de setembro e já estão em vigor no Rio Grande do Norte. As normas tratam de temas ligados à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida da população.
Uma legislação de cunho preventivo é a Lei nº 12.404/2025 que trata sobre medidas de primeiros socorros contra engasgo a serem adotadas em bares, restaurantes e estabelecimentos públicos. Segundo a norma, deverão ser realizadas campanhas e treinamentos para orientar funcionários e a população sobre como agir em casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho. “O objetivo é salvar vidas por meio da informação e do preparo. Por anos, muitas pessoas morrem com situações de engasgo e o conhecimento da manobra que salva vidas faz a diferença nessas horas”, ressalta Cristiane Dantas, autora da lei.
Já a Lei nº 12.405/2025 institui o Selo Amarelo da Luta contra a endometriose, destinado a reconhecer e incentivar ações de conscientização, prevenção, diagnóstico e acolhimento sobre a doença, que afeta milhões de mulheres. Poderão receber o selo entidades, instituições de ensino, unidades de saúde, profissionais e lideranças sociais que se destaquem no enfrentamento da endometriose.
Ainda voltada à saúde está a Lei nº 12.409/2025 que garante direito à informação no tratamento do câncer, determinando que hospitais, UBSs, laboratórios e clínicas do RN divulguem, de forma clara, os prazos assegurados pela legislação federal: até 30 dias para diagnóstico e 60 dias para início do tratamento de câncer. A medida prevê cartazes informativos, campanhas educativas e divulgação em massa para que pacientes e familiares tenham pleno conhecimento dos seus direitos.
“Essa lei dá mais visibilidade à informação dos prazos tão necessários para o diagnóstico e tratamento precoce. Ela também se soma a outra legislação de nossa autoria que criou o estatuto do paciente com câncer no Rio Grande do Norte, onde estão contidas informações importantes sobre os direitos de quem enfrenta neoplasias e busca atendimentos”, complementou Cristiane.
Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.
0 Comentários