Paralisação dos tomógrafos afeta mais de 4 mil exames mensais; hospital aponta falta de recursos para substituição dos aparelhos

Post Images
Foto: José Aldenir - Agora RN

Os dois tomógrafos do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, principal unidade de saúde pública do Rio Grande do Norte, voltaram a quebrar pela segunda vez em menos de um mês. O problema, que havia ocorrido em setembro, voltou a afetar o funcionamento do hospital e o diagnóstico de pacientes nos últimos dias.

Um dos tomógrafos, com nove anos de uso, passa por manutenção e necessita da troca de peças importadas. O outro, com 15 anos, chegou a ser reativado nesta segunda-feira 13, mas apresentou novas falhas durante os testes.

Os dois equipamentos são responsáveis por mais de 4 mil exames de imagem por mês. Segundo o diretor do hospital, Geraldo Neto, há necessidade de aquisição de um novo tomógrafo, mas o orçamento atual não permite a compra.

“Quando a gente chegou aqui no Walfredo, a gente identificou, na verdade, a fragilidade que já existia na estrutura, voltada para essa parte do setor de tomografia, do setor de imagem. E aí, na verdade, já existe um termo de obsolescência de uma dessas máquinas e a gente pediu à empresa que faz manutenção preventiva e corretiva para estender um pouco mais, sabendo justamente das limitações de orçamento que o Estado tem. Não é novidade para ninguém a nossa dificuldade de orçamento”, afirmou.

O orçamento para a compra de um novo equipamento, mais moderno, já foi elaborado e aguarda direcionamento de verba no valor de cerca de R$ 2,5 milhões.

“O Estado vive nessa situação delicada financeira, o que nos impediu de fazer uma aquisição de forma mais tempestiva, mas a direção, assim que enxergou a necessidade de fazer a substituição desses equipamentos, nós já disparamos processos de compra para que nós fizéssemos a aquisição de um equipamento maior, mais robusto”, completou o diretor.

Segundo ele, o novo tomógrafo em processo de compra terá 64 canais, enquanto o atual possui 16. “Ele é um equipamento muito mais completo e que a gente com certeza vai conseguir dar uma resposta muito mais rápida para fechar diagnóstico e realmente para tomar a decisão”, explicou.

Ainda não há previsão para que a compra seja efetivada.

fonte: Agora RN

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários