Secretária e primeira-dama da cidade também pediu que parlamentares da oposição encaminhem emendas para obras de infraestrutura na área de drenagem

Post Images
Reprodução

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal e primeira-dama da cidade, Nina Souza, fez duras cobranças ao Governo do Estado e a parlamentares da oposição nesta quinta-feira 12.

Em meio à crise provocada pelas fortes chuvas que atingiram a capital potiguar, especialmente na região do Jardim Primavera, na Zona Norte, a secretária afirmou que a principal ajuda do governo estadual seria concluir obras estruturantes de saneamento e criticou deputados que, segundo ela, não destinam recursos para a cidade.

Sobre o Governo do Estado, Nina cobrou celeridade na conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgotos Jaguaribe, que é de responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O equipamento vai garantir a implantação de um sistema de esgotamento sanitário na Zona Norte de Natal, o que vai reduzir a destinação de água servida para lagoas de captação, que só são preparadas para receber água de chuva.

“A Zona Norte só tem 3% da sua região saneada. E o que isso tem a ver com as lagoas? Tem tudo. As lagoas não conseguem secar porque os resíduos, os dejetos de esgoto vão para dentro das lagoas. Quando tem chuva na incidência que houve, que foi acima dos parâmetros, já tem a água lá de urina, fezes, resíduos que vêm da falta de saneamento. Então, é preciso que a Caern faça a parte dela”, declarou a secretária, em entrevista ao programa 12 em Ponto, da 98 FM Natal.

A secretária afirmou que a entrega da estação “está dificultando e muito o trabalho da Prefeitura” e ironizou a demora. “Toda vida é uma coisa, ninguém sabe. É um mistério do lobisomem”, acrescentou.

As cobranças se estenderam também a parlamentares da oposição. Nina afirmou que a Prefeitura depende de financiamento para executar obras e que não tem recebido emendas de determinados deputados federais com votação expressiva em Natal. “Nós não temos emendas de parlamentares da oposição. Eu desafio Natália Bonavides e Fernando Mineiro a mostrarem as emendas que eles têm para a Zona Norte”, disse Nina.

Segundo a secretária, os parlamentares que mais têm contribuído com Natal são a deputada federal Carla Dickson (União) e os deputados federais General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL), além dos senadores Rogério Marinho (PL), Styvenson Valentim (PSDB) e Zenaide Maia (PSD).

Segundo ela, a responsabilidade é “solidária” entre os agentes públicos eleitos na capital. “Eu não posso ir para dentro de um buraco, xingar um prefeito e chamar ele de irresponsável se eu não fiz nada para sanar aquela dor. É muito lindo e maravilhoso você ir lá tirar foto, se abraçar. Mas o que você fez? Girão tem moral de ir lá na Lagoa de Santarém, porque ele botou R$ 4,5 milhões para resolver o problema. Por que eles também não botaram? Ninguém faz nada sem recurso.”

A secretária também reagiu a críticas sobre a realização de eventos festivos enquanto a cidade enfrenta transtornos causados pelas chuvas. Citando dados da Fecomércio RN, ela argumentou que o Carnaval gera arrecadação que viabiliza investimentos. “O recurso que foi utilizado para as prévias e vai ser utilizado agora é um recurso que se paga, porque o que é investido ele volta e muito mais. E o que volta a gente vai pagar as contas da saúde, da educação, do pavimento, da iluminação.”

Jornalista | Palestrante | Assessora de Comunicação | Consultora em Gestão de Crise de Comunicação | Apresentadora de rádio e televisão.

Faça Login ou Cadastre-se no site para comentar essa publicação.

0 Comentários